Boas práticas de SEO: confira quatro dicas para melhorar o ranqueamento de sites
A oferta cada vez maior de conteúdos online promove uma disputa constante entre os sites pela atenção dos leitores. Escolher o que vai ser lido não é uma tarefa fácil, por isso os buscadores da internet desenvolveram estratégias para ranqueá-los, ou seja, organizá-los em uma sequência de relevância para a audiência. Essa organização é feita por meio de uma série de técnicas chamada de SEO.
Search Engine Optimization, ou SEO, é um conjunto de estratégias do Marketing Digital que visa dar visibilidade de forma orgânica para uma página. A forma utilizada pela SEO para chegar a estes resultados é recorrer à união de técnicas que vão influenciar de forma natural os algoritmos a classificar sua página como um produto relevante para as buscas na internet.
No jornalismo não é diferente. É importante que as páginas de profissionais e veículos de jornalismo conquistem as primeiras posições dos buscadores de internet. Dessa forma, eles reafirmam a sua credibilidade e atraem novos leitores e assinantes.
Cada vez mais os portais e veículos de notícias buscam utilizar essas técnicas, principalmente pela grande quantidade de pessoas que migraram do jornalismo impresso para o digital.
Confira abaixo as principais técnicas de SEO para fazer com que seus conteúdos se tornem relevantes para os buscadores da internet.
Palavra-chave: O objetivo das palavras-chave no texto publicado em uma página é fazer com que o site esteja sempre nos primeiros resultados de buscas. Para classificar estas palavras é necessário entender o conteúdo que vai gerar e defini-las a partir disso. Esta função pode ser de uma equipe de produção do blog ou de um profissional de SEO. Após selecionar estas palavras-chaves, faça a distribuição delas no post, começando pelo título e finalizando no conteúdo escrito, assim o texto fica mais fluido e humano. É importante ter cuidado para não repeti-las de maneira exaustiva e robótica.
Conteúdo: De nada adianta aplicar todas as técnicas se o conteúdo não for relevante. Investir em um texto consistente e bem apurado é fundamental para atrair a audiência. Também é preciso pensar na escaneabilidade do conteúdo, ou seja, na visualização. Um texto de fácil leitura e dividido em parágrafos menores aumenta a chance do usuário permanecer na página. Acrescente subtítulos ao longo do texto sempre que possível, eles ajudam o leitor a se guiar e encontrar as informações que o interessam. Além do subtítulo, grifos (negrito e itálico) ajudam a destacar aquilo que é relevante.
Links: A utilização de links também ajuda a fazer com que o seu conteúdo apareça primeiro nos buscadores, principalmente se o seu link estiver sendo citado em outro texto. Isso acontece porque os buscadores da internet entendem que seus conteúdos são confiáveis a ponto de alguém colocar o seu link como complemento ou referência, e te dá "um voto de confiança". Então cada vez que seu link for utilizado em alguma publicação, maior serão as chances de você aparecer primeiro nos buscadores. Então crie conteúdos originais e confiáveis, além de também utilizar os links de outros sites.
URL: URL é a sigla em inglês de Uniform Resource Locator, que significa Localizador Padrão de Recursos. Ter uma URL significa existir na internet, e é ela que irá aparecer nos buscadores ao fazer uma pesquisa. A primeira dica para usar a URL é observar o tamanho que ela está, caso esteja muito longa, é importante editar e deixar o menor possível para evitar quebras quando usadas. Além de um URL curto, colocar frases mais objetivas com base nas palavras-chave do blog fará com que seu conteúdo alcance seu público.
Texto - Jornalistas: Fernanda Pereira, Gabrielle Rodrigues e Viviane Duranti
Conheça técnicas do Marketing Digital para otimizar seu site e aparecer na primeira página dos buscadores da internet

Postar um comentário